Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XV Jornada de Iniciação Científica e IX Mostra de Iniciação Tecnológica - 2019

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O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA EM O SOBRINHO DO MAGO, DE C. S. LEWIS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA PARA A APREENSÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA.
Higor Santana Odzioba, Cristiano Camilo Lopes

Última alteração: 2019-12-12

Resumo


A literatura infantil, assim como a literatura em geral, tem um papel primordial na perpetuação dos sentidos e conhecimentos auxiliando na construção de entendimentos culturais e naturais. Ela se insere na educação, não como mais uma espécie de conhecimento com um fim em si mesmo, mas que oportuniza a reflexão do indivíduo sobre o mundo que o cerca e na construção de novos conhecimentos. Essa experiência produz ao aluno diversos professores e tutores, além daquele mediador da sala de aula, que se somam a sua própria experiência, articulando conhecimento sem diminuir o prazer pela literatura. Assim, esta pesquisa propõese a uma investigação na obra O Sobrinho do Mago, de C. S. Lewis (um dos livros da série As Crônicas de Nárnia), por meio de analise literária, com o intuito de se observar de que maneira a obra em questão aborda o tema do ensino das ciências da natureza e suas tecnologias, e como a obra literária instiga o leitor à investigação científica. Tal tema se faz recorrente na obra literária e também se expressa por meio das relações vividas por alguns personagens e encadeamentos lógicos do enredo. Sabendo-se do discurso teológico do autor nas Crônicas, objetiva-se também, neste estudo, delinear como assuntos que fazem parte das Ciências da Natureza se somam a esse discurso teológico.

Palavras-chave


C.S. Lewis; Literatura; Ciências

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