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DESENVOLVIMENTO E TESTAGEM DE UM JOGO DE REALIDADE VIRTUAL IMERSIVO CONTROLADO COM LEAP MOTION PARA REABILITAÇÃO DA FUNÇÃO MANUAL
Última alteração: 2019-12-13
Resumo
Novas tecnologias como imersão e realidade virtual junto com envolvimento e motivaçãotêm tornado os jogos sérios uma importante ferramenta para reabilitação motora e cognitivade pessoas com deficiência. O presente estudo tem como objetivo projetar, desenvolver etestar um jogo sério controlado por um dispositivo sensor gestual, Leap Motion (acoplado aoheadset Gear VR), para apoiar a reabilitação da função manual. Um terapeuta e cincopessoas com Paralisia Cerebral usaram o jogo em uma sessão de gameterapia.Investigamos o desempenho individual de cada participante (por meio da contagem depontos por tempo), a satisfação (por meio da System Usability Scale - SUS), os sintomas decybersickness (por meio do Simulation Sickness Questionnaire - SSQ) e o nível departicipação ativa medido com o Pittsburgh Escala de Participação em Reabilitação (PRPS).Os testes permitem que o jogo tenha uma boa aceitação para ser usado na reabilitaçãomotora da função manual, mas problemas de usabilidade, decorrentes da escolha dastecnologias, podem impactar no seu uso em ambiente domiciliar
Palavras-chave
Realidade Virtual, Leap Motion, Jogos Sérios, Função Manual.
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