Tamanho da fonte:
ANÁLISE DO DESIGN E USABILIDADE (AFFORDANCES) PARA A JORNADA DE CONTRATAÇÃO NO APLICATIVO MOBILE INTERNET BANKING CAIXA
Última alteração: 2024-12-03
Resumo
Este artigo tem como objetivo propor uma análise do design e da usabilidade para a jornada de contratação de seguro residencial utilizando um aplicativo móvel bancário. A crescente digitalização dos serviços bancários trouxe maior destaque aos aplicativos móveis como canal de interação entre usuários e instituições financeiras. Dessa forma, o uso desses aplicativos para melhorar a experiência do usuário durante a jornada de contratação requer atenção. A análise realizada neste estudo tem como foco identificar affordances presentes no design de aplicativos móveis bancários que facilitam ou dificultam a jornada de contratação de seguro residencial. Affordances, como será visto a seguir, podem ser entendidas como características de design que sugerem ações possíveis aos usuários, seja por meio do uso de ícones ou botões, por exemplo. Entender essas affordances e seu papel na jornada do usuário contribui significativamente para melhorar a experiência de uso, propondo melhorias para otimizar a jornada. Este estudo de caráter qualitativo contribui, portanto, para a compreensão do papel das affordances no design e na usabilidade de aplicativos móveis bancários, fornecendo ferramentas valiosas para profissionais de UX/UI e designers de produto interessados em melhorar a experiência do usuário nesse contexto. A metodologia utilizada para este artigo utiliza referencial teórico relacionado a práticas de design, em que linhas de pensamento e comprovações são avaliadas com base em estudos realizados pelos autores dos trabalhos consultados. Pretende-se utilizar critérios de avaliação, a serem aplicados no estudo de caso de aplicativo digital bancário, para compreender como tais práticas pesquisadas foram adotadas
Palavras-chave
Affordances;Aplicativo;Design
Texto completo:
PDF