Última alteração: 2024-12-05
Resumo
Bonecas acompanham a humanidade desde o princípio, e, com a finalidade de argumentar sobre a boneca mais famosa do mundo, sob um contexto pós-moderno, esse artigo inicia sua investigação fundamentada na emblemática figura da boneca Barbie e da empresa Mattel. Para isso, conduziu-se um estudo a partir de um cenário delimitado: uma publicação online, parte da campanha global “A Doll Can Help Change the World” (2021), que tinha como filosofia a reestruturação e diversificação de sua protagonista. A pesquisa caminha para a abordagem delineada pelo teórico Andrea Semprini, que visa explorar o projeto de marca e sua constituição de cinco componentes: enunciação fundamental, promessa, especificação da promessa, inscrição em território e valores da marca. O levantamento bibliográfico alude preceitos da pós-modernidade, da identidade de marca, e de Barbie, que é parte ativa na construção de imaginários individuais e coletivos, possibilitando à empresa Mattel o engajamento na pluralidade de seus meios de comunicação, e despertando o interesse do público por um brinquedo com mais de 60 anos. A metodologia promoveu a assimilação de características que demonstram como a publicidade pode ser usada de maneira que instigue uma conexão mais personalizada com seu receptor, e que reflitam o momento histórico-sociocultural em que está inserida. Ademais, nota-se o processo de tornar uma estratégia publicitária em uma ferramenta para manutenção da identidade da marca, que caminha para o entendimento do fluxo de narrativa e das simbologias de seu produto, e deságua na manifestação da identidade pós-moderna de Barbie.