Programa Institucional de Iniciação Científica - ISSN 2526-4699, XX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2024

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NEUROMARKETING E O ESTÍMULO SENSORIAL OLFATIVO NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA NA NUTTY BAVARIAN
Igor Yudi Nishihata Kurita, Eduardo Santos Rocha Zafaneli

Última alteração: 2024-11-19

Resumo


O neuromarketing revolucionou a compreensão do comportamento de consumo ao demonstrar que as decisões de compra não são apenas racionais, mas também profundamente influenciadas pelo inconsciente e pelas emoções. Com a vasta oferta de produtos e serviços no mercado e a dificuldade dos consumidores em articular suas motivações, os profissionais de marketing passaram a reconhecer a importância de estimular o sistema límbico – a região do cérebro responsável por processar memórias e emoções – para captar a atenção e influenciar o comportamento de compra. Um dos métodos mais eficazes para alcançar esse objetivo é o apelo sensorial, sendo o olfato um dos sentidos mais persuasivos devido à sua conexão direta com o sistema límbico. Assim, marcas que utilizam estímulos olfativos, como a Nutty Bavarian, podem impactar significativamente as decisões de compra. Neste contexto, o objetivo deste estudo descritivo é analisar como o estímulo sensorial olfativo pode afetar as decisões de compra na Nutty Bavarian, uma empresa conhecida pelo aroma característico de suas nuts glaceadas. A pesquisa, que combinou revisão bibliográfica com análise de informações coletadas em fontes primárias e secundárias, revelou que o estímulo olfativo não apenas atrai consumidores para o ponto de venda, mas também desencadeia compras impulsivas. Por outro lado, a ausência desse estímulo reduz o interesse dos consumidores pelos produtos da marca.

Palavras-chave


Neuromarketing. Olfato. Nutty Bavarian.

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