Exibir metadados

A NARRATIVA CLÁSSICA NA CONSTRUÇÃO DE HERÓIS E VILÕES: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO DAS PERSONAGENS AANG E ZUKO NA SÉRIE ANIMADA AVATAR: A LENDA DE AANG


 
Dublin Core Metadados para o PKP Metadados do documento
 
1. Título Título do documento A NARRATIVA CLÁSSICA NA CONSTRUÇÃO DE HERÓIS E VILÕES: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO DAS PERSONAGENS AANG E ZUKO NA SÉRIE ANIMADA AVATAR: A LENDA DE AANG
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Luiz Guilherme Souza Fernandes da Silva; Universidade Presbiteriana Mackenzie; Brasil
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Marcos Aurélio Castanha Junior
 
3. Assunto Área(s) do Conhecimento Cinema; Roteiro e Direção Cinematográficos.
 
3. Assunto Palavras-chave(s) Roteiro; Narrativa Clássica; Avatar: A Lenda de Aang.
 
3. Assunto Classificação de assunto A NARRATIVA CLÁSSICA NA CONSTRUÇÃO DE HERÓIS E VILÕES: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO DAS PERSONAGENS AANG E ZUKO NA SÉRIE ANIMADA AVATAR: A LENDA DE AANG
 
4. Descrição Resumo

A presente pesquisa tem como questão central a análise da relação entre a construção de heróis e vilões de séries infantojuvenis animadas através da construção da narrativa clássica. Utilizando o método de estudo de caso, focada na análise da série animada americana Avatar: A Lenda de Aang (2009), com o intuito de entender como as personagens principais, Aang, o herói, e Zuko, o vilão, são desenvolvidos e como suas relações se moldam ao longo da trama da série. O valor desta pesquisa reside na capacidade de atestar como a criação de personagens elaborados e coesos é crucial para a construção de roteiros que seguem os conceitos da narrativa clássica. Através da análise do estudo de caso, é obtida uma visão aprofundada dos elementos narrativos cruciais para a evolução de personagens antagônicas e explora as diversas formas de correlacionar a progressão de seus conflitos internos e externos dentro da trama narrativa. Assim, a presente pesquisa contribui para a criação de personagens de séries animadas infantojuvenis mais complexas, e, portanto, de histórias mais coesas, assim oferecendo uma maior percepção de enredo mais integrado e envolvente acerca das personagens.

 
5. Editora Editora, localização
 
6. Contribuidor Patrocínio Fundo Mackenzie de Pesquisa e Inovação (MackPesquisa)
 
7. Data (YYYY-MM-DD) 2024-12-06
 
8. Tipo Situação & gênero Documento avaliado pelos pares
 
8. Tipo Tipo
 
9. Formato Formato do Documento PDF
 
10. Identificador Identificador Universal Único (URI) http://eventoscopq.mackenzie.br/index.php/jornada/xx_jornada_2024/paper/view/3975
 
11. Fonte Título da Revista/conferência; V. N. ano Jornada de Iniciação Científica e Mostra de Iniciação Tecnológica - ISSN 2526-4699; XX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2024
 
12. Idioma Português=pt pt
 
14. Cobertura Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.)
 
15. Direitos Direito autoral e permissões Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.