A NARRATIVA CLÁSSICA NA CONSTRUÇÃO DE HERÓIS E VILÕES: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO DAS PERSONAGENS AANG E ZUKO NA SÉRIE ANIMADA AVATAR: A LENDA DE AANG
Dublin Core | Metadados para o PKP | Metadados do documento | |
1. | Título | Título do documento | A NARRATIVA CLÁSSICA NA CONSTRUÇÃO DE HERÓIS E VILÕES: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO DAS PERSONAGENS AANG E ZUKO NA SÉRIE ANIMADA AVATAR: A LENDA DE AANG |
2. | Autor | Nome do Autor, afiliação institucional, país | Luiz Guilherme Souza Fernandes da Silva; Universidade Presbiteriana Mackenzie; Brasil |
2. | Autor | Nome do Autor, afiliação institucional, país | Marcos Aurélio Castanha Junior |
3. | Assunto | Área(s) do Conhecimento | Cinema; Roteiro e Direção Cinematográficos. |
3. | Assunto | Palavras-chave(s) | Roteiro; Narrativa Clássica; Avatar: A Lenda de Aang. |
3. | Assunto | Classificação de assunto | A NARRATIVA CLÁSSICA NA CONSTRUÇÃO DE HERÓIS E VILÕES: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO DAS PERSONAGENS AANG E ZUKO NA SÉRIE ANIMADA AVATAR: A LENDA DE AANG |
4. | Descrição | Resumo | A presente pesquisa tem como questão central a análise da relação entre a construção de heróis e vilões de séries infantojuvenis animadas através da construção da narrativa clássica. Utilizando o método de estudo de caso, focada na análise da série animada americana Avatar: A Lenda de Aang (2009), com o intuito de entender como as personagens principais, Aang, o herói, e Zuko, o vilão, são desenvolvidos e como suas relações se moldam ao longo da trama da série. O valor desta pesquisa reside na capacidade de atestar como a criação de personagens elaborados e coesos é crucial para a construção de roteiros que seguem os conceitos da narrativa clássica. Através da análise do estudo de caso, é obtida uma visão aprofundada dos elementos narrativos cruciais para a evolução de personagens antagônicas e explora as diversas formas de correlacionar a progressão de seus conflitos internos e externos dentro da trama narrativa. Assim, a presente pesquisa contribui para a criação de personagens de séries animadas infantojuvenis mais complexas, e, portanto, de histórias mais coesas, assim oferecendo uma maior percepção de enredo mais integrado e envolvente acerca das personagens. |
5. | Editora | Editora, localização | |
6. | Contribuidor | Patrocínio | Fundo Mackenzie de Pesquisa e Inovação (MackPesquisa) |
7. | Data | (YYYY-MM-DD) | 2024-12-06 |
8. | Tipo | Situação & gênero | Documento avaliado pelos pares |
8. | Tipo | Tipo | |
9. | Formato | Formato do Documento | |
10. | Identificador | Identificador Universal Único (URI) | http://eventoscopq.mackenzie.br/index.php/jornada/xx_jornada_2024/paper/view/3975 |
11. | Fonte | Título da Revista/conferência; V. N. ano | Jornada de Iniciação Científica e Mostra de Iniciação Tecnológica - ISSN 2526-4699; XX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2024 |
12. | Idioma | Português=pt | pt |
14. | Cobertura | Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.) | |
15. | Direitos | Direito autoral e permissões | Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. |